O umbigo é parte fundamental na abdominoplastia! Em uma cirurgia plástica abdominal o cirurgião plástico faz uma grande retirada de pele na região da barriga, o que por uma lado traz uma grande vantagem: você se livra simplesmente de todas as estrias na região onde é feita retirada de pele.
Por outro lado, essa grande retirada de pele atinge até a região do umbigo, o que exige muita atenção para que os resultados não sejam comprometidos.
Pessoas que buscam por mudanças em seu abdome, almejando novos contornos, mais elegantes e harmoniosos para uma silhueta dos sonhos, acabam se tornando candidatos á abdominoplastia, (cirurgia plástica no abdome). Porém, quase que diariamente em meu consultório, me deparo com uma preocupação muito comum entre os pacientes que pretendem passar por uma abdominoplastia:
– Dr. Edilson Pinheiro, como ficará meu umbigo após a abdominoplastia?
Através deste desenho em 3 dimensões podemos observar e entender melhor como funciona a técnica aplicada na região do umbigo durante a cirurgia de abdominoplastia, acompanhe:
Note que todo excesso de tecido da área supra umbilical, (região abaixo do umbigo), será removido. Através da remoção desse excesso de pele também serão eliminadas todas as estrias, flacidez, celulites e cicatrizes.
Pacientes que passaram por duas, três ou mais gestações, ou pacientes que perderam muito peso após a cirurgia bariátrica por exemplo, normalmente apresentam muita flacidez e pele em excesso abaixo do umbigo, o que acaba deixando o abdome com aspecto deformado e consequentemente seu umbigo também.
Na técnica da abdominoplastia a incisão para remoção da pele extra será feita contornando o umbigo, dessa forma o umbigo não será removido, permanecerá na mesma região ficando preso ao músculo.
Toda a pele que está acima do umbigo irá descer, esta técnica faz com que tenhamos um abdome plano, liso. A pele da região acima do umbigo normalmente não apresenta estrias ou flacidez, essa pele irá descer substituindo a pele danificada da parte de baixo do umbigo, região onde foi removido todo o tecido flácido em excesso.
Portanto, na abdominoplastia a pele acima do umbigo substituirá a pele que se encontrava abaixo do umbigo, e a posição do umbigo será preservada, se mantendo em seu lugar de origem. Esta técnica permite um resultado bastante natural por justamente preservar o umbigo original do paciente. Em suma, quando essa pele descer ela vai passar por cima do umbigo, quando ela chegar embaixo, o médico fará uma incisão, um pequeno buraquinho, trazendo esse umbigo de volta, remodelando todo o abdome, mas preservando sempre seu aspecto natural.
É importante lembrar que por mais que a pele desça, o umbigo continuará preso, não existindo a necessidade de modificá-lo ou refazê-lo, portanto na cirurgia de abdominoplastia utilizamos sempre o mesmo umbigo, apenas remodelando-o para fins estéticos, caso necessário.
Outro ponto importante é que ao realizarmos a incisão para remoção da pele extra e descida da pele superior, a cicatriz ficará escondida na linha que contorna o biquíni, tratando-se de uma região pouco visível, discreta e quase que imperceptível.
Se você sonha em transformar o seu corpo através da cirurgia plástica, conheça mais sobre o trabalho do Dr. Edilson Pinheiro, médico cirurgião plástico em Fortaleza, que possui vasta experiência na área da abdominoplastia.
Entre em contato conosco e agende a sua consulta. A Clínica Dr. Edilson Pinheiro – Cirurgia Plástica em Fortaleza – CE, te espera!