Ao se olhar no espelho você já deve ter se perguntado, “– Por que o bico do meu peito é para dentro? Será que tem algum problema nisso? Devo me preocupar?” Provavelmente você tem mamilos invertidos, e a boa notícia é que você pode sim corrigir esse problema com a cirurgia plástica!
Como o próprio nome diz, os chamados mamilos invertidos ou retraídos, nada mais são do que a inversão dos mamilos, quando o bico do peito fica para dentro. Podem ser fruto de condições genéticas, quando a pessoa nasce com aquela característica, mas também podem se desenvolver gradualmente ao longo dos anos ou em decorrência de gravidez, cirurgias ou doenças.
Esta condição pode afetar 01 a cada 10 pessoas, sendo elas tanto mulheres quanto homens, porém afeta principalmente as mulheres em período de gestação e amamentação, dificultando ou até mesmo impossibilitando o aleitamento materno. Isto ocorre devido ao encurtamento dos ductos lactíferos que são os canais do seio por onde o leite materno se transporta.
Os mamilos invertidos podem trazer um incomodo estético ou não, algumas pessoas nem sabem que possuem tal característica, porém é preciso lembrarmos que os mamilos invertidos podem também estar associados a doenças como o câncer de mama, a ectasia ductal (que é a dilatação de um ou mais ductos da mama), mastite, abcesso, complicações cirúrgicas, dentre outros. Doenças como o tabagismo e o diabetes também podem ocasionar mamilos invertidos devido a seus processos inflamatórios mais frequentes.
Existem 3 Graus de inversão dos mamilos:
– Grau I: Quando o mamilo pode ser retirado facilmente mantendo sua projeção;
– Grau II: Quando o mamilo pode ser retirado com manipulação, porém se retrai logo após sem manter sua projeção. Neste grau a amamentação tende a ser mais dificultosa;
– Grau III: Quando nem com manipulação se consegue a exteriorização do mamilo. Neste grau a amamentação poderá ser altamente prejudicada, tornando-se até impossível.
– Mas afinal, Dr. Edilson, quais as soluções para o problema dos mamilos invertidos???
Dependendo do grau em que se apresentem, alguns médicos podem indicar métodos manuais de tratamento tais como os exercícios de Hoffman que são técnicas com movimentos que podem auxiliar principalmente as lactantes e as demais pessoas com os graus I e II de inversão. Também poderão ser indicados alguns dispositivos de sucção.
Porém, a cirurgia plástica se apresenta como uma ferramenta bastante eficaz para correção dos mamilos invertidos, mamilos que apresentem grau III de inversão, por exemplo, exigirão uma cirurgia de correção.
A cirurgia plástica de correção dos mamilos invertidos é uma cirurgia relativamente rápida, tranquila e simples, podendo ser realizada com anestesia local e sedação, nela é feita uma incisão chamada transaureolomamilar, onde o médico corta o mamilo de uma ponta a outra retirando as aderências do tecido e liberando este mamilo para que tenha sua projeção normal.
Por se tratar de uma cirurgia tranquila, o paciente poderá retornar rapidamente para casa e para suas atividades normais.
Os mamilos invertidos podem não parecer motivo de preocupação ou até passarem despercebidos, mas agora você também já sabe que eles podem surgir em decorrência de algumas doenças e gerar muitos transtornos principalmente para as mamães de plantão, dificultando ou impossibilitando a amamentação. Portanto, caso identifique este problema, procure um médico, através de uma avaliação ele identificará qual a melhor solução para o seu caso.
Você pode contar com o atendimento de excelência da Clínica de Cirurgia Plástica, Dr. Edilson Pinheiro, é referência em cirurgia plástica estética. Entre em contato conosco e agende a sua consulta.