Existe uma idade mínima ou máxima para fazer uma cirurgia plástica? Há restrição de idade para procurar uma cirurgião plástico?
Todos nós já pensamos pelo menos alguma vez na vida: E se eu fizesse uma cirurgia plástica??? Essa motivação se justifica por inúmeros fatores que levamos em conta antes de escolher passar por uma cirurgia, e este cenário não é diferente para as pessoas com menos idade, incluindo-se as crianças. Mas será que uma criança ou um adolescente pode passar por uma cirurgia plástica? É indicado? Quais as limitações de idade?
O Dr. Edilson Pinheiro, médico cirurgião plástico em Fortaleza – CE, nos esclarece essas dúvidas e nos dá dicas de como lidar com essas questões. Acompanhe!
Em primeiro lugar, podemos dizer que é mito que cirurgia plástica seja apenas para adultos, ou seja, existem tipos de cirurgia plástica que são sim indicadas para crianças ou adolescentes. Lembrando que toda cirurgia apresenta riscos e deve ser encarada com muita seriedade, principalmente quando falamos de pessoas em processo de formação e desenvolvimento, como as crianças e os adolescentes.
Podemos resumir em dois pontos principais o que pode restringir uma pessoa de passar por uma cirurgia plástica, seja adulto, adolescente ou criança. São eles:
– As condições de saúde da pessoa, pacientes que não apresentem doenças graves como hipertensão, diabetes, doenças psiquiátricas, doenças cardíacas, dificuldade de cicatrização, serão excelentes candidatos à cirurgia plástica;
– Pacientes tabagistas, alcoolistas, obesos, gestantes e lactantes, não são indicados para cirurgias plásticas, porém se passada a condição restritiva, como por exemplo, um fumante que deixa de fumar pelo período indicado por seu médico, a cirurgia plástica poderá ocorrer normalmente.
Então, observe que a idade não será um fator limitante para realização de uma cirurgia plástica, mas sim as condições de saúde de cada paciente.
Em relação as crianças e adolescentes, o que mais se levará em conta antes da cirurgia além do quadro geral de saúde, é o desenvolvimento completo da região em que se almeja a melhoria estética.
Um exemplo de cirurgia plástica bastante realizada em crianças é a Otoplastia, correção das orelhas em abano, que pode ser realizada a partir dos 05 ou 06 anos de idade, fase em que a orelha já se encontra completamente formada. Uma cirurgia como a Otoplastia, evitará que a criança cresça sem passar por situações negativas como problemas de autoestima, bullying na escola, apelidos maldosos, etc.
Outra cirurgia que se costuma realizar em pacientes com pouca idade é a Ginecomastia ou Redução de Mama (mamoplastia redutora), onde se pode corrigir o tamanho ou anomalias das mamas, pacientes adolescentes entre os 12 aos 16 anos de idade, já poderão passar por essa cirurgia e conquistar um tórax com contornos mais suaves e harmônicos, além de também ser indicada para melhorar a qualidade de vida de pacientes que sofram com dores na coluna provocadas pelas mamas muito pesadas e volumosas.
A cirurgia de prótese de silicone nos seios, que é muito visada pelas adolescentes, já pode ser iniciada a partir dos 17 ou 18 anos de idade, já a Rinoplastia, correção do nariz, poderá ser iniciada a partir dos 15 anos de idade. Lembrando que sempre será de suma importância o acompanhamento e aconselhamento dos pais ou responsáveis em todo o processo de amadurecimento para realização da cirurgia plástica.
Portanto, não existe uma regra geral em relação a idade e cirurgia plástica, cada paciente, sejam crianças, adolescentes ou idosos, apresentarão suas particularidades e necessidades, e dentro das possibilidades, o médico cirurgião poderá se valer de cirurgias estéticas para melhorar e modificar a vida destes pacientes.
Antes de passar por qualquer cirurgia, opte por profissionais qualificados, competentes, que possuam experiência e boas referências, a Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Edilson Pinheiro, já atua há anos no campo da cirurgia plástica e estética, modificando vidas e realizando sonhos com total segurança, tranquilidade e muito comprometimento.
Entre em contato e agende a sua consulta!