Skip to main content

Para quem planeja passar por uma cirurgia estética primeiro é comum se deparar com inúmeras dúvidas, ansiedades e questionamentos.

Uma das principais dúvidas e também considerada como uma das mais importantes a serem esclarecidas antes da cirurgia, é quanto à Segurança e os Riscos que a cirurgia plástica pretendida pode trazer.

O Dr. Edilson Pinheiro, médico cirurgião plástico em Fortaleza-CE, nos traz as principais recomendações para se ter uma cirurgia plástica segura e de qualidade e também nos conta quais os principais riscos de uma cirurgia estética, confira!

Observar a segurança é o principal fator para o sucesso de uma cirurgia plástica

A principal dúvida nos consultórios, bastante corriqueira, é realmente quanto a segurança na cirurgia plástica, as pessoas perguntam sobre vários tipos de procedimentos e tratamentos, mas o assunto segurança é unanimidade, e não é para menos, ao pensarmos em cirurgia devemos automaticamente pensar em segurança.

Antes de passar por uma cirurgia plástica, observe as recomendações que darei a seguir e tenha uma cirurgia segura, tranquila e com excelentes resultados.

– Então, o que faz uma Cirurgia ser segura?

Primeiro, os exames completos dos pacientes. O paciente deve fazer todos os exames pré-operatórios solicitados pelo médico. Caso apresente bons resultados, o paciente estará apto a cirurgia, caso apresente alterações e anomalias o médico informará as condições adequados para a realização da cirurgia pretendida.

O segundo fator é o Hospital. O hospital é peça fundamental em uma cirurgia, para a segurança de um procedimento cirúrgico devemos contar com UTI, médico plantonista, exames laboratoriais, equipamentos, demais profissionais, dentre outros.

O hospital é peça fundamental para o sucesso da cirurgia plástica

Cirurgias realizadas apenas em Clínicas que não possuem os mesmos recursos que um hospital, podem ser perigosas, a escolha de um bom hospital será um fator importante para a segurança do paciente e para que tudo ocorra bem, tendo o paciente uma cirurgia segura e de alta qualidade.

Uma cirurgia plástica segura exige uma boa equipe médica

O terceiro fator que devemos observar para termos uma cirurgia plástica segura é a Equipe Cirúrgica, para que a cirurgia ocorra em segurança é preciso que se tenha uma equipe cirúrgica completa e bem estruturada, a equipe deverá ser composta por um médico anestesista preparado, um médico cirurgião devidamente habilitado, um cirurgião assistente, instrumentadores e circulantes, ou seja, essa equipe deverá ter no mínimo 06 pessoas.

Quando se tratar de uma cirurgia plástica combinada, por exemplo, mamas e abdome, a equipe deverá ser composta por 03 assistentes, ou seja, o cirurgião principal e mais dois cirurgiões assistentes, este numero é muito importante para que a cirurgia não seja longa e ultrapasse quatro ou cinco horas de duração, evitando intercorrências como infecções.

Além disso se deve observar todos os demais tratamentos e cuidados durante o pós operatório que podem incluir fisioterapia, drenagens, uso de cintas adequadas, troca de curativos, dentre outros.

Outra questão bastante comum e que está diretamente ligada com o tema segurança na cirurgia plástica, é de qual a formação necessária para que um profissional esteja habilitado a realizar Cirurgias Plásticas?

Bom, primeiramente o estudante deve concluir a faculdade de Medicina, que geralmente tem duração de 06 anos.

Após esta etapa o médico já formado, passará por mais 02 anos de residência em cirurgia geral, no meu caso concluí esta etapa no Instituto Dr. José Frota – IJF, hospital em Fortaleza – CE, onde realizei inúmeras cirurgias gerais de emergência.

Dr. Edilson Pinheiro e Dr. Ivo Pitanguy

Após a residência de 02 anos, o médico deverá cumprir uma residência em cirurgia plástica que durará 03 anos. No meu caso tive o privilégio de realizar os 03 anos de residência em cirurgia plástica no renomado Instituto Ivo Pintaguy, na cidade do Rio de Janeiro – RJ, sem dúvidas um dos maiores e melhores cirurgiões plásticos do mundo.

O Dr. Ivo Pintaguy, além de cirurgião plástico também foi professor e escritor brasileiro, e membro da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Letras.

Portanto, a formação final de um médico cirurgião plástico dura em média 11 anos, este período se faz necessário para que o profissional possa realizar procedimentos e cirurgias seguras e de qualidade e agir corretamente diante de eventuais intercorrências.

Para finalizarmos o tema segurança, devemos alertar também para os principais riscos que podem surgir após a cirurgia plástica.

– E quais os principais riscos de uma Cirurgia Plástica?

Toda cirurgia tem riscos, as cirurgias plásticas não seriam diferentes, o médico cirurgião deve explicar todos os riscos e responder as duvidas de seus pacientes antes da realização do procedimento cirúrgico.

As intercorrências mais comuns após uma cirurgia plástica podem ser, reações a anestesia, acúmulo de líquido, trombose, hematomas, abertura dos pontos, cicatrizes assimétricas, infecção. Lembrando que estes riscos são maiores para pacientes que apresentem diabetes, hipertensão, sobrepeso ou obesidade, que sejam tabagistas, alcoolistas, maiores de 50 anos ou que possuam histórico familiar de doenças.

A medicina moderna evolui a cada dia, e a evolução da cirurgia plástica é incontestável, com inúmeras tecnologias e novos conhecimentos a nosso favor, podemos nos valer de técnicas cirúrgicas para mudar vidas. A segurança na cirurgia plástica sempre será um pilar, afinal, sem ela não poderíamos alcançar resultados incríveis capazes de modificar para melhor a vida de tantas pessoas.

Realize o sonho da cirurgia plástica com segurança, qualidade, seriedade e excelência da Clínica de Cirurgia Plástica – Dr. Edilson Pinheiro, em Fortaleza – CE.

Entre em contato e agende a sua consulta!

Close Menu

Clínica Edilson Pinheiro – Cirurgia Plástica em Fortaleza

Shopping Pátio Dom Luís

Torre II – 12o Andar

Fone: +55 (85) 3215 45 25

WhatsApp